Hoje, 2 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Samba

“Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé”, já cantava o talentossímo João Gilberto. O samba é um ritmo 100% brasileiro que tanto diz da nossa cultura. Estudar a origem desse rtimo e também entender um pouco da história do Brasil. E hoje, 2 de dezembro, é Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba. 
O Dia Nacional do Samba não é uma data comemorativa oficial e foi aprovado como lei estadual do Estado da Guanabara (atual município do Rio de Janeiro), através da Lei n° 554, de 27 julho de 1964.
Na Bahia, também havia um projeto de lei, de 1963, que pretendia instituir o Dia do Samba. Já considerando a sua aprovação, o projeto declara que as comemorações da data nesse ano homenageariam Ary Barroso, compositor brasileiro, autor de “Aquarela do Brasil”, entre outras canções.
É possivelmente por esse motivo que se passou a divulgar a ideia de que a data seria uma homenagem ao sambista. Assim, embora o Dia Nacional do Samba não seja oficial, a sua comemoração é conhecida nacionalmente.
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba seria popularizado virando o ritmo oficial da festa.
O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia.
Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos músicas. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, o Samba enredo, o Samba carnavalesco, o Samba de gafieira, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here