Campo Grande comemora Dia da Árvore com semana de atividades

A Prefeitura Municipal de Campo Grande programou diversas ações voltadas à preservação e incentivo ao desenvolvimento da arborização urbana, para semana em que é celebrado o Dia da Árvore, na sexta-feira (21).

Conforme a assessoria, entre as atividades estão a distribuição e o plantio de mudas de árvores nativas, realização de palestras temáticas, aula show de culinária e blitz educativa, com objetivo de estimular o cuidado com as árvores da nossa cidade, desta forma contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.

A diretora presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues, explica que preocupada em manter a saúde ambiental de nossa cidade, a Planurb realizará mais uma edição do projeto Diálogos, que promove a discussão de assuntos sobre meio ambiente e planejamento urbano durante o ano.

“Nessa edição o evento abordará a importância das árvores nativas do cerrado e a utilização dos seus frutos, que se destacam pelos seus nutrientes ricos em substâncias antioxidantes, além de alta quantidade de vitamina. Teremos a parceria com o Programa Sabores do Cerrado e Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e da Rede Comper de Supermercados. Essa ação será replicada no dia 24, na Biblioteca Pública do Parque Florestal Antônio de Albuquerque em comemoração à Semana Municipal da Juventude”, informa a diretora.

Além dessas atividades, a Planurb realizará mais uma ação da Campanha “Diga Não às Queimada Urbanas”, com a promoção de blitz ambiental no distrito de Rochedinho, com objetivo de sensibilizar a população para prevenção dos incêndios florestais e urbanos.

Programação Completa

17 de Setembro

9 horas – Distribuição de mudas frutíferas na Rua Treze de Maio esquina com a Avenida Fernando Corrêia da Costa.

9 horas – Plantio de mudas de árvores frutíferas de pequeno porte no canteiro da Avenida Fernando Corrêia da Costa (entre a Rua Padre João Crippa e Avenida Calógeras).

18 de Setembro

9 horas – Plantio de mudas na Escola Municipal Nazira Anache no Jardim Anache e distribuição de mudas frutíferas.

14h30min – Palestra temática e Blitz Ambiental sobre a ‘Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas’ na Escola Municipal Barão do Rio Branco no distrito de Rochedinho.

19 de Setembro

9 horas – Evento Plantando Vida – Praça da Vila Margarida com a realização de plantio, distribuição de mudas, apresentação de orquestra, coral e haverá uma roda de conversa sobre os benefícios da Arborização na saúde emocional das pessoas. O evento também faz parte das ações alusivas ao Setembro Amarelo

20 de Setembro

9 horas – Plantio de 300 árvores no CEA Imbirussú – ação voltada ao programa de erradicação das leucenas no Parque Linear do Imbirussú e distribuição de mudas.

15 horas – Diálogo de Primavera – Sabores do Cerrado. O evento abordará a importância das árvores, a utilização de frutos nativos do Mato Grosso do Sul e suas aplicações na alimentação e saúde. Neste dia haverá uma palestra proferida pela equipe do Programa “Sabores do Cerrado e Pantanal: valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Em seguida haverá aula show de culinária utilizando frutos do Cerrado, com degustação de produtos e sorteio de brindes oferecidos pela equipe do Programa da UFMS. O evento será realizado na Cozinha Experimental do Comper Jardim dos Estados – Av. Ceará, 1553- Chácara Cachoeira.

A Cozinha Experimental do Comper promove cursos, ministrados pela culinarista Dedê Cesco, que acontecem todas as terças-feiras, a partir das 8h30, e quartas, às 14h30, gratuitamente. Para participar os clientes precisam preencher fichas de inscrição nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SACs) disponibilizados em qualquer loja Comper.

21 de Setembro Dia da Árvore

8h30 horas – Distribuição de mudas frutíferas no Paço Municipal e na Central do Cidadão – CAC.

24 de Setembro

9 horas – Diálogo de Primavera – Sabores do Cerrado. O evento abordará a importância das árvores, a utilização de frutos nativos do Mato Grosso do Sul e suas aplicações na alimentação e saúde. No dia haverá uma palestra proferida pela equipe do Programa “Sabores do Cerrado e Pantanal: valorização de plantas alimentícias do Pantanal e Cerrado”, da UFMS. Em seguida degustação de produtos, com sorteio de brindes oferecidos pela equipe do Programa da UFMS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here