Hemosul pede com urgência doações de sangue O positivo e O negativo

O Hemosul Coordenador de Campo Grande está em alerta com os estoques de sangue O- (O negativo) e O+ (O positivo). As doações diminuíram drasticamente e a disponibilidade desses tipos sanguíneos está em situação crítica. Com estoque abaixo de 15%, o Hemosul precisa com urgência de doações que podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Aos sábados o atendimento é das 7h às 12h.

A pessoa deve estar bem alimentada para doar sangue. Como muitos pensam, não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando se faz exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. De qualquer maneira, deve-se evitar alimentos com excesso de gordura já na véspera de doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Para ser um doador tem que ter de 16 a 69 anos, segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013, sendo que os doadores de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável ou ter em mãos declaração de autorização, com firma reconhecida. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here