Neurologista afirma que estresse e falta de exercícios são causadores de diversas doenças

O professor de Neurologia da Uniderp e médico neurologista da Santa Casa, Lucas Moura, afirma que o ser humano precisa de exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida em diversas áreas. A entrevista aconteceu nesta segunda-feira (12), na rádio Diamante FM, no programa Bronca do Eli, com jornalista Eli Sousa.

O doutor explica qual é o perigo e o benefício do estresse para a vida do ser humano. “É importante dizer que o estresse é uma coisa boa e foi colocado por Deus para que consigamos passar por situações de risco. Precisamos liberar mais adrenalina, acelerar nosso coração, melhorar nossa visão e o nosso desempenho diante de situações. O problema é o estresse crônico, a pessoa que tem aquela sensação de que está o tempo inteiro sobre perigo devido a carga de trabalho ou situações que geram, isso é muito prejudicial”, explica.

Com esse estresse a pessoa pode adquirir doenças. “Existem dois tipos, o estresse agudo e o crônico. O crônico é ruim porque ele vai alterando tudo no nosso organismo e aumenta pressão arterial, as glândulas, diabetes, mais reativa e não dorme muito bem ficando irritada. A atenção diminui e quando está ansiosa começa a ter problemas de memória, juntando tudo essas complicações vão aumentando doenças cardiovasculares, dentro da neurologia é o AVC”, comenta.

“Fazemos conscientização para controlarmos essas doenças e assim ajudarmos o SUS e a sociedade. Essas pessoas que passam por isso não trabalham mais, acaba deslocando alguém da família e consome mais recursos seja familiar ou do Estado. Se a gente conseguir controlar esses fatores relacionados também ao estresse, a gente consegue melhorar muito a saúde pública, vivendo mais e com qualidade”, afirma.

O doutor Lucas Moura afirma que as pessoas precisam de exercícios. “Se deixarmos o carro e andarmos de bicicleta já melhora nossa vida, nem que seja a elétrica para aguentarmos uma subida. Fazendo exercício todos os dias vamos deixando de lado os celulares e ganhando qualidade de vida”, orienta o neurologista.

“Você individual é responsável pela maior parte da sua saúde. Escolhas certas hoje vão levar a grandes benefícios no futuro, por isso temos que semear hoje a saúde que vamos colher no futuro. Procure um local de tratamento para tabagismo, cuide bem da pressão, faça um controle e planeje quebrar a rotina de falta de exercícios”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here