Associação recebe apoio com objetivo de buscar parcerias para ampliar trabalho em defesa de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Chiquinho Telles apoia o Movimento Mãe Águia _ Assessoria

O “Movimento Mãe Águia” foi apresentado pela pedagoga Carla Santos ao líder do Prefeito na Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Chiquinho Telles (PSD), que de pronto, pela importância do trabalho, manifestou seu apoio político visando fortalecer as atividades assistenciais e de defesa dos direitos das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Segundo Carla, a Associação, fundada há cinco anos pela assistente social Daniela de Cássia, tem sido muito requisitada pela sociedade civil e Poder Público, e sofre pela falta de apoio público. “Temos uma demanda enorme. Ao longo desses cinco anos foram mais de 300 famílias atendidas. Mas, pela ausência de apoio público, ficamos na dependência de voluntários para realizar o nosso trabalho”.

Pelo fato de a situação ser traumatizante, a família da vítima também é assistida, com atendimentos psicossocial, psicológico, e atividades de fortalecimento de vínculos.

COMBATE E PREVENÇÃO – Ao analisar a situação em Campo Grande, Carla argumentou que é necessário fomentar ações de combate e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. “É preciso levar temas relativos à Educação Sexual às escolas e reforçarmos a divulgação na mídia, mostrando as consequências de uma violação dessa natureza.”

Os casos, alertou a pedagoga, não param de chegar. “No ano passado atendemos mais de 90 famílias. Só em janeiro já apareceram sete novos casos.”

Conforme Carla, o mais preocupante é que cerca de 50% dos casos acontecem dentro da própria família. Ela avisa que são as pessoas mais próximas que, geralmente, cometem a violência. Por isso, orientou a pedagoga, “a família deve ter um diálogo muito aberto com a criança. A mãe, em especial, deve falar sobre essa situação de risco e dar abertura para que a criança possa se expor. Essa relação de confiança precisa ser construída”.

Outra informação importante é que o trabalho de associações como o Movimento Mãe Águia é fundamental também para que a criança e adolescente vitimados não se tornem um abusador na fase adulta, visto que “isso é uma tendência se os traumas não forem tratados”.

AGRADECIMENTO – Carla fez questão de expressar o seu agradecimento pela receptividade positiva por parte de Chiquinho Telles, haja vista que “ele entendeu a gravidade da situação, e principalmente, a importância de nosso trabalho voltado à temas delicados.  Ficamos felizes em constatar que o Vereador se colocou inteiramente à disposição para nos ajudar a abrir diálogo com a Prefeitura e Governo do Estado, no sentido de firmamos parcerias para que consigamos ampliar e capacitar ainda mais o trabalho que já desenvolvemos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here