O cadastro biométrico de eleitores foi iniciado em 12 de julho do ano passado na Capital, porém, com cerca de 2 meses até o final do prazo, 332.204 pessoas ainda precisam fazer o recadastramento, o que representa 55,8% do total de eleitores, que é de 577.227. O procedimento é obrigatório e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) ainda não tem previsão para prorrogação dos serviços.

Os 255.023 que ainda precisam fazer a biometria tem 5 alternativas de locais e devem levar cópia e original de um documento oficial de identificação com foto, e comprovante de residência atualizado. Homens maiores de 18 anos que irão tirar o título pela primeira vez, devem também apresentar o comprovante de quitação do serviço militar, com cópia. O eleitor que não fizer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado.

Com o intuito de incentivar os eleitores a fazerem o cadastro biométrico, a Justiça Eleitoral decidiu ‘perdoar’ multas aplicadas a quem não pôde votar nas últimas eleições em Campo Grande. A decisão, do juiz Coordenador da Revisão Eleitoral da Capital, Vitor Luis de Oliveira Guibo, também leva em consideração a necessidade de revisão de eleitorado. Entretanto a regra não é válida às multas aplicadas em decorrência de processos judiciais ou administrativos.

Instabilidades

Alguns problemas técnicos que, de acordo com o TRE-MS, foram causados por instabilidades no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), causou queda do sistema há alguns dias na Capital. Alguns eleitores perderam seus agendamentos, pois ao chegarem aos locais e horários estabelecidos, o sistema estava inoperante.

Em relação aos eleitores que perderam seus agendamentos por conta dos problemas no sistema, “a orientação é que o atendente encaixe o eleitor imediatamente no dia seguinte, independentemente de agendamento”.

Mesmo com as instabilidades no sistema e com um grande contingente de eleitores ainda por realizarem os procedimentos, o TRE-MS informou que não há previsão de prorrogação do prazo para cadastro da biometria. “A questão de prorrogação de prazo será analisada somente perto do fim do prazo, se houver necessidade”, diz nota do órgão.

Consulte os locais destinados a fazer o cadastro da biometria:

• Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho

(Atendimento por ordem de chegada) – Telefone: (67) 3321-7244

Av. Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro.

Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h; Sábado, das 8h às 14h.

• Central de Atendimento ao Eleitor

(Atendimento sem agendamento) – Tel: (67) 2107-7242

Rua Delegado José Alfredo Hardman, 180 – Parque dos Poderes.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

• Centro Integrado de Justiça (CIJUS)

(Atendimento diário limitado a 200 eleitores e preferencial a cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção)

Rua 26 de Agosto, esquina com Calógeras.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

• Bairro Moreninhas – De 3 de janeiro a 2 de fevereiro

Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Widal Roma.

Rua Anaca, 780 -Moreninha III.

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

• Jardim Aeroporto – De 9 de janeiro a 1 de fevereiro

Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo

R. Pádua Gazal, 13 – Jardim Aeroporto.

Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.