Com avanço da tecnologia, Gerson Claro destaca reconhecimento do Detran-MS no País

0
2

Com acompanhamento 100% tecnológico para as aulas práticas, com biometria, telemetria e monitoramento por câmeras para que não ocorra fraude nas provas de habilitação.

 

Diretor-presidente Gerson Claro em entrevista exclusiva ao jornalista Eli Sousa

Em entrevista exclusiva à Diamante FM, ao Jornalista Eli Sousa, do Grupo Impacto MS, o diretor-presidente do Detran-MS Gerson Claro, assumiu a entidade em janeiro de 2015. Segundo presidente, “o Governador falava que era a ‘Fila da Vergonha’ para emplacamento de veículos, uma vez que a população ficava de 3 a 4 horas para realizar o serviço em 2014. Após assumir, conseguimos realizar o serviço dentro da lei, uma vez que temos a capacidade para isso. Não tirando o crédito de que o Detran do Mato Grosso do Sul é referência nacional e sempre foi, não quero aqui denegrir essa imagem, pelo contrário, apesar das dificuldades sempre fomos referência”, pontua diretor. Gerson Claro, ressalta ainda que as aulas teóricas e práticas para formação do condutor são de extrema importância para que possa evitar acidentes, uma vez que os acidentes de moto são os mais graves e muitas vezes ocorrem por descuidos dos motoristas.

Sobre as novas tecnologias que estão sendo implantadas no Departamento de Trânsito, “ tivemos uma série de contratos reduzidos no primeiro ano, conforme solicitação do governo, e a partir daí, são investimentos e tecnologias que temos que buscar suporte técnico que possam ser feitas as alterações, mantendo e melhorando a tecnologia, assim como realizando economia para o Estado. Temos parceria com mais de 40 municípios nesses dois anos e meio de trabalho, entre o Governo e a Prefeitura”, destaca Gerson Claro.

As maiores melhorias são realizadas através das parcerias Governo e Prefeitura, com isso, Gerson Claro aponta que, “temos mais de 1 milhão e meio de condutores, com isso, temos que dar a garantia a população com relação à segurança no trânsito e a serviços de qualidade, sendo o Detran do MS, o mais ágil com relação a entrega de documentos. Temos o Detran Ágil, onde o motorista realiza todo o procedimento pela internet, agenda o horário com o médico, comparece ao departamento naquela hora e pouco tempo depois já está disponível o documento. Temos o Boletim de Ocorrência em 24h com o avanço da tecnologia. As habilitações do interior demoram em média 24h a 48h para estar nas mãos dos motoristas, uma vez que dependemos dos Correios para realizar essa entrega, mas não mais do que esse período, na tentativa de agilizar a entrega”, afirma diretor-presidente.

Com relação a fraudes e crimes envolvendo a emissão de habilitação no Estado, “no Mato Grosso do Sul é quase nula, muitas vezes as pessoas que caem, já caem na renovação, pois algumas falsificações são grosseiras. Com relação ao sistema de formação do condutor, é 100% realizado com acompanhamento monitorado e biométrico, onde o instrutor e o condutor têm a biometria, a câmera que está acompanhando e a telemetria com GPS sendo acompanhada online no Detran, onde temos técnicos acompanhando ao vivo. Chegaram a dizer que era um Big Brother, por essa segurança. Hoje podemos dizer que os examinadores são concursados pelo Detran e preparados para a realização desse serviço. De 2 em 2 meses recebemos visita de outros Detrans do País, para que possam conhecer o nosso percurso, as nossas instalações e isso vem de encontro com a nossa busca para melhorar o sistema do nosso departamento, para atender de forma adequada a população”, enfatiza Gerson Claro.

Com relação a Capital, “tivemos um resultado positivo nos últimos anos, se pegarmos os números de mortes e acidentes de 2014 a 2016, isso já vem diminuindo. Parabenizo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande), pelo excelente trabalho que vem sendo realizado, tivemos através do Maio Amarelo, que foi muito bem aceito pelas empresas e pela sociedade. O uso do celular tem tirado a atenção dos motoristas, muitas vezes por um segundo, uma distração, um acidente ocorre. Nos finais de semana a fiscalização com relação ao álcool e direção tem sidos intensificado, para que as pessoas se conscientizem de que não é uma boa mistura”.

Ainda segundo o diretor-presidente, Gerson Claro, “através do aplicativo do Departamento de Trânsito, motorista tem 40% de desconto nas multas, podendo realizar também a solicitação de revisão e diversos outros procedimentos facilitando a aproximação entre a população e o Detran. Até o fim do mês será realizada a divulgação referente a essa novidade para os motoristas do Mato Grosso do Sul”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here