Subsecretaria de Políticas para a Mulher e Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, promoveram no auditório da Planurb a palestra “Violência de Gênero e Assédio”, com objetivo de fortalecer os organismos municipais de políticas para mulheres.

A palestrante Marcia Paulino, psicóloga social e coordenadora de Projetos e Ações temáticas da Subsecretaria de Política para Mulher, trouxe informações quanto à abordagem dos aspectos sociológicos e jurídicos que defendem os direitos das mulheres, gênero e assédio.

De acordo com Marcia Paulino, “As políticas para as mulheres devem ser transversais com as demais políticas como a de saúde e segurança, por exemplo. A Planurb tem nos apoiados por meio da facilitação das reuniões nos Conselhos Regionais, além disso realizamos ações de sensibilização e campanhas porque queremos que a sociedade busque informações e se sensibilize sobre o assunto”, pontua.

Ainda segundo a psicóloga, “As políticas para as mulheres são o resultado da luta por iguais direitos e oportunidades para mulheres e homens, seja na igualdade de política e ocupação de cargos de poder e decisão, no trabalho e por igualdade salarial, na divisão das tarefas domésticas, nos direitos sexuais e direitos reprodutivo”, diz.

Para Eunice Pedroso uma das funcionárias que participou da palestra, “Um dos grandes desafios é enfrentar todas as formas de violência contra a mulher. Então, discutir e saber que existem alternativas para o enfrentamento à violência nunca é demais, pelo contrário, só nos fortalece para sermos protagonistas na construção de uma sociedade mais justa”, aponta Eunice.

Em caso de violência ou outras informações, procure a Casa da Mulher Brasileira, na Rua Brasília, s/n, Jardim Imá. Telefone: (67)3314-7550; Policia Militar por meio do telefone: 190 e Guarda Municipal: 153. Outras informações estão disponíveis na SEMU, rua 15 de Novembro, 1.373, Centro, telefone: (67) 3314-4522.