Com horário de atendimento estendido, pacientes têm acesso facilitado e comemoram melhoria

Desde a última semana oito unidades de saúde de Campo Grande passaram a contar com horário de atendimento estendido com funcionamento de 07h às 19h. Entre outros resultados positivos, a iniciativa facilitou o acesso garantindo o atendimento ao usuário que avalia o serviço de forma positiva.

A dona de casa Celina de Oliveira Pinto, 56 anos, é uma das centenas de pessoas que estão sendo beneficiadas com a ampliação no horário de atendimento na UBSF Iracy Coelho. Ela procurou a unidade durante a manhã e saiu com a consulta agendada para o mesmo dia.

“Essa mudança foi muito boa para nós. Eu aproveitei que estava passando aqui perto da unidade e vim tentar uma consulta. Me atenderam muito bem e eu já consegui marcar para voltar mais tarde. Assim eu vou poder terminar de fazer as minhas coisas e volto depois. É bem melhor assim, pelo menos a gente sabe que vai ter o atendimento”, disse.

Para a doméstica Marta da Conceição, 32 anos, a mudança não se resume somente ao horário, mas também a melhoria do atendimento de uma forma geral.

“Antes eu precisava vir muito cedo para tentar atendimento. Sem falar que abria só uma vez na semana. Hoje eu resolvi procurar o atendimento e não precisei ficar muito tempo na fila”, complementa.

Com a mudança no processo de trabalho as unidades atendem as chamadas demandas espontâneas e também as programadas, feitas através de agendamento.

Além da UBSF Iracy Coelho, as UBSFs Moreninha, Nova Bahia, Vila Fernanda,  Vila Nasser,  Santa Carmélia, Jardim Botafogo e Los Angeles também tiveram o horário de atendimento ampliado, assim como a Clínica da Família –Nova Lima e a UBSF Portal Caiobá que já estavam funcionando em horário diferenciado.

Conforme o cronograma definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) ao menos três unidades de saúde de cada um dos sete distritos urbanos de Campo Grande devem ter o horário ampliado até o fim do mês.

Com isso, 21 das 68 unidades da rede passarão a funcionar em horário diferenciado ainda este mês, incluindo a Clínica da Família – Nova Lima que já funciona de 07h às 19h.

FLUXO DE ATENDIMENTO – Ao chegar na unidade o paciente é recepcionado por uma profissional que conhece todo o funcionamento da unidade de saúde, sendo encaminhado para os respectivos setores. No caso da demanda espontânea (sem consulta agendada) a necessidade deste paciente é ouvida e avaliado a gravidade da demanda, sendo atendido em tempo adequado.

Se o problema for agudo, o paciente é encaminhado para uma equipe que estará preparada para classificar a gravidade da necessidade, ou seja: se necessita de atendimento imediato, prioritário ou pode ser atendido no mesmo dia. Essa classificação de risco visa determinar enquanto tempo ele será atendido.

Como o próprio nome diz, em situações de atendimento imediato, os profissionais da unidade básica de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos) se mobilizam para prestar o atendimento adequado e em situações graves encaminharem o paciente para uma unidade de pronto atendimento.

Se o caso for classificado como prioritário, o paciente será estabilizado e atendido pelo médico ou enfermeiro no intervalo entre as consultas programadas. Se o caso for mais simples, o paciente terá a consulta agenda para o mesmo dia, tendo a sua demanda atendida, conforme mostra o fluxograma abaixo.

Após o atendimento necessário o paciente será orientado, encaminhado e receber as orientações necessárias para a continuidade do tratamento, com oferta dos vários serviços oferecidos na unidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here