Coletivo Bicicleta nos Planos vai realizar o Desafio Intermodal de Campo Grande, no próximo dia 15 de junho, sexta-feira, a concentração será as 16h30 na Prefeitura de Campo Grande com saída as 17h30 para percurso com destino final ao Shopping Bosque dos Ipês.  A ideia do projeto é utilizar diferentes meios de transporte com calculo de tempo e desafios encontrados no trânsito para executar o trajeto.

O desafio compreende deslocamento de bicicleta, ônibus, cadeirante em ônibus, moto, mototaxi, carro particular, taxi, uber e ainda a pé. Inclusive os organizadores ainda estão precisando de alguns voluntários para determinados tipos de deslocamento.

O Desafio Intermodal é um teste comparativo de eficiência da mobilidade urbana. Nele, são avaliadas as diferentes formas de deslocamento (meios de transporte) não apenas no quesito tempo (quem chega mais rápido), mas também em relação aos custos financeiros e ambientais, aos conflitos enfrentados pelas pessoas em diferentes modais, dentre outros. O desafio intermodal é realizado anualmente em várias cidades do Brasil e do mundo.

A organização do evento explica que com este tipo de percepção do trânsito os voluntários devem sair ao mesmo tempo do ponto de partida e chegar ao ponto final utilizando diferentes meios de transporte. Após o percurso serão avaliados nos quesitos: tempo/distância, custo financeiro, impacto ambiental e nível de stress. O tempo computado será o do deslocamento da pessoa e não o do modal. O desafio será realizado em dia útil durante horário de pico.

Um dos organizadores do evento é o ciclista e designer Pedro Garcia, que também faz parte do coletivo Bicicleta nos Planos. Ele explica que o objetivo é avaliar a eficiência dos diferentes modos de transporte no horário de pico em dia útil na cidade e, assim, dar sugestões dar sugestões de melhoramentos e compreensão do deslocamento no cotidiano.