Foram definidos os locais e horários das disputas dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) que, este ano, serão promovidos em Dourados. A competição será realizada de 27 a 30 de junho, com a participação de mais de 250 estudantes da instituição. 

As modalidades serão disputadas no ginásios Municipal e do Sesc, no Centro Esportivo Jorge Antônio Salomão (”Jorjão”), no Parque Antenor Martins, na Unigran e no Estádio Municipal Fredis Saldivar (”Douradão”). Os estudantes vão competir em provas de atletismo, basquete, futsal, judô, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. 

O pró-reitor de Extensão do IFMS, Airton Vinholi, destaca o envolvimento da comunidade do Campus Dourados para a realização do evento esportivo que, pela primeira vez, é organizado fora da capital. 

“A expectativa é grande e positiva para um grande evento. Teremos um público diferente vivenciando os Jogos, professores, técnicos-administrativos, estudantes em geral, e não apenas os atletas”, apontou o pró-reitor. 

Segundo o coordenador local dos JIFMS, professor Jair Costa, os preparativos estão dentro do cronograma previsto. “As parcerias estão oficializadas e as contratações de serviços, finalizadas. A fase atual é de recebimento de materiais e ensaio das cerimônias de abertura e encerramento”, afirmou o professor. 

Congresso Técnico – Nesta quinta-feira, 22, está sendo realizado o congresso técnico das modalidades coletivas, com a participação da coordenação local do evento, representantes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e professores de Educação Física dos campi. 

“Esta ação visa avalizar, junto aos professores de Educação Física e chefes de delegação, os regulamentos geral e específico dos Jogos, e sanar eventuais dúvidas sobre os procedimentos a serem realizados, além de direcionar futuras ações a serem executadas no decorrer do evento”, explicou o coordenador dos JIFMS. 

Programação – As competições têm início com o futsal, às 14 horas de terça-feira, 27, no Ginásio Municipal. No mesmo horário, começam as disputas do handebol, no “Jorjão”. 

À noite, a cerimônia de abertura será realizada no Ginásio do Sesc, a partir das 19h30, e contará com o desfile das delegações e apresentações artísticas, além da presença do reitor Luiz Simão Staszczak e de autoridades do município. 

Na quarta-feira, 28, a partir das 7h30, seguem as disputas de futsal e handebol, e iniciam as partidas do basquetebol e voleibol, no “Jorjão” e Sesc, respectivamente. 

As modalidades individuais começam a ser disputadas na quinta-feira, 29, nos períodos matutino e vespertino. Serão realizadas provas de atletismo, tênis de mesa e xadrez (Estádio “Douradão”) e o vôlei de areia (Parque do Lago). 

Ainda na quinta-feira, as disputas da natação serão realizadas na Unigran, de manhã; e o judô, no “Jorjão”, apenas no período vespertino. 

As partidas finais das modalidades coletivas (futsal, handebol e voleibol) serão disputadas na sexta-feira, 30, no “Jorjão”, com início às 7h30. Na sequência, às 11h30, será realizada a cerimônia de encerramento dos JIFMS.  Os interessados poderão assistir gratuitamente às disputas. 

Classificatória – Os campeões nos JIFMS estarão classificados para a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-CO), que será realizada em Campo Grande, entre os dias 6 e 10 de setembro. 

Os participantes da etapa regional vão disputar a classificação para a fase nacional dos Jogos dos Institutos Federais que, neste ano, será promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), em outubro, na cidade de Poços de Caldas (MG).