Jogos do IFMS em Dourados começam na próxima semana

0
15

Foram definidos os locais e horários das disputas dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) que, este ano, serão promovidos em Dourados. A competição será realizada de 27 a 30 de junho, com a participação de mais de 250 estudantes da instituição. 

As modalidades serão disputadas no ginásios Municipal e do Sesc, no Centro Esportivo Jorge Antônio Salomão (”Jorjão”), no Parque Antenor Martins, na Unigran e no Estádio Municipal Fredis Saldivar (”Douradão”). Os estudantes vão competir em provas de atletismo, basquete, futsal, judô, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei de areia, voleibol e xadrez. 

O pró-reitor de Extensão do IFMS, Airton Vinholi, destaca o envolvimento da comunidade do Campus Dourados para a realização do evento esportivo que, pela primeira vez, é organizado fora da capital. 

“A expectativa é grande e positiva para um grande evento. Teremos um público diferente vivenciando os Jogos, professores, técnicos-administrativos, estudantes em geral, e não apenas os atletas”, apontou o pró-reitor. 

Segundo o coordenador local dos JIFMS, professor Jair Costa, os preparativos estão dentro do cronograma previsto. “As parcerias estão oficializadas e as contratações de serviços, finalizadas. A fase atual é de recebimento de materiais e ensaio das cerimônias de abertura e encerramento”, afirmou o professor. 

Congresso Técnico – Nesta quinta-feira, 22, está sendo realizado o congresso técnico das modalidades coletivas, com a participação da coordenação local do evento, representantes da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e professores de Educação Física dos campi. 

“Esta ação visa avalizar, junto aos professores de Educação Física e chefes de delegação, os regulamentos geral e específico dos Jogos, e sanar eventuais dúvidas sobre os procedimentos a serem realizados, além de direcionar futuras ações a serem executadas no decorrer do evento”, explicou o coordenador dos JIFMS. 

Programação – As competições têm início com o futsal, às 14 horas de terça-feira, 27, no Ginásio Municipal. No mesmo horário, começam as disputas do handebol, no “Jorjão”. 

À noite, a cerimônia de abertura será realizada no Ginásio do Sesc, a partir das 19h30, e contará com o desfile das delegações e apresentações artísticas, além da presença do reitor Luiz Simão Staszczak e de autoridades do município. 

Na quarta-feira, 28, a partir das 7h30, seguem as disputas de futsal e handebol, e iniciam as partidas do basquetebol e voleibol, no “Jorjão” e Sesc, respectivamente. 

As modalidades individuais começam a ser disputadas na quinta-feira, 29, nos períodos matutino e vespertino. Serão realizadas provas de atletismo, tênis de mesa e xadrez (Estádio “Douradão”) e o vôlei de areia (Parque do Lago). 

Ainda na quinta-feira, as disputas da natação serão realizadas na Unigran, de manhã; e o judô, no “Jorjão”, apenas no período vespertino. 

As partidas finais das modalidades coletivas (futsal, handebol e voleibol) serão disputadas na sexta-feira, 30, no “Jorjão”, com início às 7h30. Na sequência, às 11h30, será realizada a cerimônia de encerramento dos JIFMS.  Os interessados poderão assistir gratuitamente às disputas. 

Classificatória – Os campeões nos JIFMS estarão classificados para a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIF-CO), que será realizada em Campo Grande, entre os dias 6 e 10 de setembro. 

Os participantes da etapa regional vão disputar a classificação para a fase nacional dos Jogos dos Institutos Federais que, neste ano, será promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), em outubro, na cidade de Poços de Caldas (MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here