A Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou, nessa quarta-feira (5.7), 13 veículos de passeio para os municípios ganhadores do Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Os municípios de Aquidauana, Corguinho, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Caracol, Corumbá, Vicentina, Itaporã, Novo Horizonte do Sul, Japorã, Coronel Sapucaia, Paranaíba e Três Lagoas foram beneficiados com um veículo no valor de R$ 40.250,00. O carro, zero km, bicombustível (gasolina e álcool) e quatro portas, só deverá ser utilizado, exclusivamente, nas ações em Saúde do Trabalhador.

“Parabenizo aos municípios ganhadores. Sabemos que esses veículos farão a diferença na secretaria de vocês. Esperamos que outros municípios possam ser beneficiados em outros projetos assim como vocês foram”, disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra, durante o ato de entrega.

Para aquisição dos carros, foram investidos R$ 523.250,00 de recurso federal. Ao todo, se inscreveram 52 municípios, sendo que 45 participaram da primeira etapa e 39 da segunda etapa. No prazo final, 34 municípios entregaram o diagnóstico e o plano de ação que foram avaliados por uma comissão representada por técnicos da SES, Ministério da Saúde e representantes do Controle Social.

Prêmio

O prêmio foi lançado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em dezembro de 2017 e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 12 de janeiro de 2018.

O Prêmio foi realizado pela SES, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVIST), que desenvolve as ações do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que tem como competência o desenvolvimento da política da Saúde do Trabalhador no Estado.

O Prêmio tem como objetivos:

  • Estimular e fortalecer as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador a fim de contribuir para o desenvolvimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no âmbito das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de MS;
  • Fortalecer a Rede Nacional de Atenção Integral da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renast) por meio de ações de prevenção, promoção, proteção e vigilância em Saúde do Trabalhador;
  • Estimular a implantação do Serviço de Saúde do Trabalhador nos municípios e o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador nos municípios sede das microrregiões e dos Cerest Regionais;
  • Promover e fortalecer a regionalização da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no estado de MS.

Fonte: Portal do MS