Gerente do Detran de Selvíria é preso por envolvimento em esquema de fraudes em CNHs

Imagem Google Maps/Reprodução

O diretor do Detran em Selvíria, Ailton Vargas Rodrigues, de 45 anos, foi preso, na manhã desta quinta-feira (1º), durante uma operação da Polícia Civil que investiga esquema para fraudar transferência de pontos e renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Uma operação policial também foi feita no estado vizinho, São Paulo, nas cidades de Dracena e Ilha Solteira.

 Há cerca de um ano e meio a polícia vinha investigando os suspeitos pelos atos criminosos. No total, 191 pessoas vinham sendo investigadas.

De acordo com a polícia, os criminosos faziam transferências ilegais através do pagamento de propina de CNH’s de condutores de veículos residentes no Estado de São Paulo para o  Mato Grosso do Sul. Desta forma, os indivíduos escapavam do cumprimento de penalidades administrativas já impostas ou que viriam a ser aplicadas, em decorrência de autuações e penalidades de trânsito por eles praticadas.

As investigações apontaram que ao menos 187 condutores de veículos, residentes em Dracena e região, estão envolvidos no pagamento de propina. Desse total, ao menos 107 estão com CNH’s suspensas ou cassadas ou com outras pendências de trânsito. Com o esquema eles conseguiram transferir ilicitamente a habilitação para Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, por orientação do grupo criminoso, o condutor do veículo declarava endereço falso em Mato Grosso do Sul para dar uma aparência lícita na transferência efetuada. Conforme informações, o gerente do Detran de Selvíria teria feito “vista grossa” para as tais fraudes.

Conforme apurado pela polícia, a associação criminosa movimentou aproximadamente de R$ 200 mil a título de suborno.

Os trabalhos da polícia seguem para identificar outros condutores que transferiram ilicitamente as suas CNHs. Há suspeita que o esquema venha sendo praticado em outras cidades do Mato Grosso do Sul, além de Goiás, Paraná e Pará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here