Quatro são de autoria do Executivo e um do vereador Leandro Caramalac; matérias já passaram pelas comissões e foram aprovadas em primeira votação

O presidente da Câmara Municipal de Terenos, vereador Sílvio Figueiredo Brites, o Sílvio da Estação, afirmou que o ano legislativo começou a todo vapor. Já nos primeiros dias de trabalhos na Edilidade foram lidos e encaminhados para análises das comissões temáticas cinco projetos de lei, sendo quatro deles de origem do Poder Executivo e um de autoria do vereador Leandro Caramalac.

Sílvio relatou que os projetos, depois de discutidos pelos membros das comissões permanentes foram lidos e discutidos em plenário sendo aprovado em primeira votação. “Na sessão da próxima segunda-feira os cinco projetos voltarão ao plenário para serem discutidos em votados em segunda votação e, em sendo aprovados, encaminhados ao Poder Executivo para sanção” relatou.

DIÁLOGO – O presidente do Legislativo Terenense reconheceu que o ano passado foi um período pouco difícil quando o assunto é relacionamento entre os poderes Legislativo e Executivo. Porém, destacou que esse ano começou de uma forma mais branda e o diálogo voltou a ser a tônica entre os dois poderes.

“Somos do entendimento de que tanto o Legislativo quanto o Executivo têm como princípio basilar atuar em favor da coletividade. Logo, o diálogo entre os dois poderes é de salutar importância para que os problemas que afligem a sociedade possam ser equacionados da melhor maneira possível” analisou.

APOIO PARLAMENTAR – O presidente da Mesa Diretora da Câmara de Terenos também comentou o apoio que os vereadores têm recebido dos parlamentares que representam Terenos no Poder Legislativo Estadual e destacou a atuação do deputado estadual Beto Pereira, sempre pronto a atender as reinvindicações dos vereadores que não são mais que pedidos formulados pela população terenense.

Dentre as emendas parlamentares que foram obtidas graças às gestões formuladas pelos vereadores de Terenos, Sílvio da Estação destaca os recursos de emenda parlamentar do deputado Beto Pereira que vai possibilitar a instalação de aparelhos de ar-condicionado em todas as escolas rurais do município.

“São recursos que já estão alocados e o processo de liberação bastante adiantado. Nós acreditamos que a execução dessas melhorias nas escolas rurais trará uma grande contribuição para a elevação da qualidade da aprendizagem de nossas crianças e adolescentes” argumentou o vereador demonstrando muita satisfação com o compromisso que o deputado Beto Pereira tem como o município.

ELEIÇÃO 2018 – Sobre a possibilidade de os vereadores elevarem o tom da discussão no decorrer do ano e com a consequente aproximação da eleição de outubro, Sílvio da Estação disse acreditar que vá ocorrer um “esquentamento” de clima das discussões e que acha até normal esse tipo de comportamento.

Mas, ele entende  que não se deve exagerar, mesmo porque as eleições passam, a cidade e seus problemas ficam e os vereadores continuam o mandato. “Com a aproximação da eleição é normal que haja um clima mais quente nas discussões, mesmo porque cada vereador ou cada grupo vai defender uma ideia política” diz.

Para Sílvio da estação, contudo, o importante é que, mesmo diante de um clima mais acalorado nas discussões os vereadores saibam se respeitar e coloquem os interesses de Terenos sempre acima de qualquer bate-boca. “Nós todos que compomos essa Casa sabemos que neste ano teremos a visita de inúmeros parlamentares, de todos os matizes ideológicos, e que muitos deles depois das eleições, como de costume, tomarão um chá de sumiço” vaticinou o presidente.