IFMS promove evento aberto ao público para estimular a consciência ecológica

Em sete municípios, Semana do Meio Ambiente segue até sábado, 9. Em Aquidauana, Coxim e Dourados, evento teve programação alterada em virtude da paralisação dos caminhoneiros.
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove até sábado, 9, em sete municípios, a edição 2018 da Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Biomas Regionais e Consciência Ecológica”, o evento que busca promover a consciência ecológica e a responsabilidade ambiental oferece uma série de atividades abertas ao público.
Em Nova Andradina, a Semana começou na terça-feira, 5 com a palestra “Meio ambiente urbano, a responsabilidade compartilhada”, ministrada pelo professor e advogado, Johanatann de Araújo, e a encenação de “Os guardiões”, realizada pelo grupo teatral do campus IFenceNA.
Nesta quarta-feira, 6, foram oferecidos minicursos e realizada a coleta do lixo eletrônico, na Praça das Águas. O curso de poda, destinado a jardineiros cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), tem início às 19 horas, no anfiteatro da Prefeitura Municipal. O evento termina na quinta-feira, 8, com a gincana solidária.
Além da Semdi, o evento tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas (Uniesp).
Exposição – Um dos destaques da Semana em Nova Andradina é a Exposição de Ensino, Pesquisa e Extensão, que reúne trabalhos de estudantes dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Informática.
A estudante Lara Gabrielle Lemes apresentou um trabalho sobre a bacias hidrográficas brasileiras.
“É uma breve peça de teatro com personagens de todas as regiões do país, que falam sobre as bacias que ficam em cada uma delas. O objetivo foi tornar o tema mais leve para o público e conscientizar para a necessidade de preservação, uma vez que as bacias são interligadas e a poluição em um determinado local gera problemas em todo o Brasil”, explicou.
“Com essa atividade, que se diferencia das feiras de ciência e tecnologia, buscamos fazer com que os estudantes ampliem os conceitos abordados em sala de aula, direcionando os trabalhos apresentados para as questões ambientais que permeiam o evento”, destacou a coordenadora da Semana no campus, Débora Ocon.
A exposição foi realizada nessa quarta-feira, 6, no campus da UFMS, com a visitação de estudantes das redes pública e privada da região.
Outros municípios – Em Campo Grande, Corumbá, Jardim, Naviraí Ponta Porã e Três Lagoas estão previstas palestras, oficinas, visitas técnicas, feiras de trocas, concursos culturais, exposições, mostras, exibição de filmes, passeios ciclísticos, rodas de conversa, além de apresentações artísticas e culturais.
Nos municípios de Aquidauana, Coxim e Dourados, a abertura da Semana do Meio Ambiente foi adiada em virtude dos reflexos da paralisação nacional dos caminheiros.
Em Aquidauana, o evento será aberto na sexta-feira, 8, às 19h no anfiteatro do campus da UFMS (unidade I). A programação prevê, entre outras ações, trilha ecológica, descida pelo Rio Aquidauana, competição de remo e aula de caiaque, sendo que as atividades serão oferecidas até o dia 7 de julho.
Em Dourados, o evento terá início na segunda-feira, 11, com a abertura no auditório da Unigran, a partir das 7h. Até quinta-feira, 14, estão previstas diversas palestras e oficinas, além da exibição de filmes, aulas temáticas, visita a um sítio agroecológico e o trekking ambiental, caminhada de regularidade por uma trilha natural ou urbana.
Em Coxim, a Semana também terá início na segunda-feira, 11. Até sexta-feira, 15, serão oferecido minicursos e oficinas sobre temas relacionados ao meio ambiente e, no sábado, 16, as comunidades interna e externa poderão participar de um passeio ciclístico de nove quilômetros com saída prevista para as 7h30, na Praça da Concha Acústica.
A programação completa por município está disponível na página da Semana do Meio Ambiente, no endereço www.ifms.edu.br/meioambiente.
Semana do Meio Ambiente – O evento é organizado anualmente pelo IFMS desde 2011, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Para a edição 2018 do evento, o Instituto Federal destinou o fomento de R$ 15 mil, distribuído entre os dez campi para o custeio de despesas como materiais de consumo e pagamento serviços a pessoas jurídicas.
Fonte: IFMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *