Marcha a Brasília surpreende e reúne mais de 3.000 vereadores em sua 18ª edição

Presidente da UVB Gilson Conzatti – Assessoria da UVB

Vereadores, prefeitos, vice-prefeitos e servidores públicos das três esferas, além de especialistas em gestão pública, personalidades políticas e administrativas, participam desde a última terça-feira, 23, da XVIII Marcha dos Vereadores 2019, evento que acontece em Brasília e busca o fortalecimento dos municípios, para que sejam reconhecidos como entes federados autônomos e que tenham recursos suficientes para atender a população.

Durante a realização do encontro, o presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVB -, Gilson Conzatti, foi entrevistado pelo radialista Eli Sousa, que acompanhou o evento na Capital Federal. Ao programa “Bronca do Eli”, nas rádios Diamante FM e Segredo FM, o presidente da UVB disse que o encontro permite um aprendizado muito grande a vereadores de todo o Brasil porque nos dias 24 e 25 promove discussões de assuntos importantes como a Reforma da Previdência e as atividades dos Tribunais de Contas.

O presidente da UVB disse que o encontro superou todas as expectativas, uma vez que o Brasil de Norte a Sul se fez representar no evento. “São mais de 3.000 vereadores de todas as regiões do país, mostrando que a classe dos vereadores está preocupada em contribuir para a construção de um Brasil melhor”.

Durante a entrevista, além de falar das reivindicações que a UVB torna públicas no encontro, Gilson Conzatti comentou o convite ao pesquisador e ufólogo Urandir Fernandes para ministrar uma palestra e expor os resultados das pesquisas efetivadas no Centro Dákila, localizado no Morro da Boa Sorte, no município de Corguinho.

Para o presidente da UVB é muito importante a participação de Urandir porque possibilita milhares de difusores de informações, que são os vereadores, tomarem ciência da nova visão científica apresentada pelo Centro Dákila Pesquisas.

Gilson Conzatti não economizou críticas ao presidente Jair Bolsonaro que não encontrou espaço em sua agenda para participar do evento que aconteceu bem próximo do Palácio do Planalto, onde ele despacha diariamente. “No ano passado, como candidato, ele esteve na Marcha. Agora, já presidente, não acha espaço em sua agenda. Não podemos aceitar calados que na hora de levar vantagem ele ache a Marcha boa, mas não hora que estamos aqui para reivindicar, ele nos ignore” afirmou o presidente.

PROGRAMAÇÃO – A programação da XVIII Marcha dos Vereadores foi aberta na terça-feira passada, 23, em manhã livre para atividades dos vereadores no Congresso Nacional, seguida do lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais no Auditório da Interlegis do Senado Federal.

A tarde houve credenciamento dos participantes e distribuição da material; Tribuna Livre com apresentações de moções; discussão sobre Verba de Representação e a realização de um painel sobre Reforma da Previdência.

Ontem, 24, aconteceu a abertura oficial as 9 da manhã, seguida do painel Brasil Sob Nova Direção – Expectativas e Desafios; da realização do Fórum dos Presidentes das Entidades Estaduais de Vereadores – Brasil Municipalista na visão dos Vereadores e de uma manifestação de todos os presidentes de entidades estaduais.

As atividades no período da tarde da quarta-feira começaram com o painel recuperação Fiscal e Financeira dos Estados a partir da Reformada Estrutura da Máquina Pública no Brasil – O Mais novo de eficiência para o Legislativo e o que nos espera para 2020, tendo como palestrante o senhor Júlio Cesar Makuch, presidente da União dos Vereadores do Paraná – Uvepar -; “O município e a esperança de um Novo Pacto Federativo” com os convidados especiais Nelson Marchesan Jr, Prefeito de Porto Alegre/RS , João Batista Rodrigues dos Santos, Prefeito Triunfo/PE; Zé Diniz, prefeito de Abadiânia/GO, e Júlio Cesar, prefeito de Palmeira dos Índios/AL (confirmado).

Por volta das 15 horas aconteceu a palestra “Comunicação de Alto Impacto“ com Sonia Mazetto, Gestora de Potencial Humano pessoal, empresarial e artístico; Coach vocal; Regente; Fonoaudióloga; Presidente da BPW Cuiabá; Palestrante; Coordenadora do Coral Mato Grosso; Integrante do Grupo Musical O Fino do Mato; Idealizadora do Projeto Social Canto Alegria; Administradora de Plantas de Poder, entre elas a ayahuasca e Ibogaina; Terapeuta; Mãe; Avó; Esposa e lideres Teocrática.

Depois, a UVB trouxe os paineis Eleições de 2020 e a Reforma Política: O que Esperar? E Democracia Digital, Fim das Coligações e Cláusula de Barreira para o Legislativo Municipal Brasileiro com os ainelistas Karina Kufa (SP), advogada eleitoralista, coordenadora jurídica da campanha do Presidente Jair Bolsonaro; Carlos Neves (PE), advogado eleitoralista e Presidente Nacional da Comissão Nacional de Direito Eleitoral da OAB. Expert em Propaganda Eleitoral e Guilherme Barcelos (DF), advogado eleitoralista e coordenador de comunicação da ABRADEP – Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político. Para estes painéis foi convidado para exercer a função de mediador/debatedor Anderson Alarcon (PR) – advogado eleitoralista e Procurador Geral da UVB.

Hoje, as atividades relativas ao evento tiveram início as 8 e meia com o lançamento oficial da XIX Marcha do Vereadores e Vereadoras – 2020, seguida dos painéis Mais Brasil – Por um Novo Pacto Federativo e Reformas Estruturantes – Menos Brasília – Mais Brasil; Pacto Federativo, Reforma Tributária e Lei Kandir com os painelistas Silvio Costa Filho, Deputado Federal pelo PRB/PE, Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Novo Pacto Federativo e Giovani Feltes, Deputado Federal pelo MDB/RS, membro titular da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, Secretário da Fazenda do RS (2015 – 2018)

As 10h30 da manhã, no Espaço Parlamentar, estava prevista uma Manifestação de Congressistas Federais em favor dos vereadores e as 11h30 o painel Campanha na internet com pouco dinheiro. É possível?, com o painelista Marcelo Vitorino, Professor e consultor de comunicação e marketing político pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e pela Presença Online. Também ministra treinamentos para governos e instituições partidárias. Mais de 20 anos de experiência no campo político com campanhas eleitorais nas 5 regiões brasileiras, em todos os pleitos.

A programação segue até amanhã, 26 de abril, com as seguintes atividades:

HOJE – 25/04/2019

11h40 – O ILB / Interlegis e a Modernização do Legislativo

Francisco Etelvino Biondo – coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do programa ILB/INterlegis

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Posse do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar UVB – Gestão 2019

14h – Painel: Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão

Painelistas:

Aline Gurgel – Deputada Federal PRB/AP;

Margarete Coelho –  Deputada Federal PP/PI;

Rose Modesto – Deputada Federal PSDB/MS;

Tereza Nelma – Deputada Federal PSDB/AL.

15h30 – Espaço do Apoiador – Palestra – Anomalia dos Astros – Bio-sistema Reverso

Urandir Fernandes de Oliveira – Cientista e ufólogo

16h – O papel dos Tribunais de Contas e a Transparência

André Luiz de Matos Gonçalves – Conselheiro do TCE/TO;

Marco Peixoto – Conselheiro do TCE/RS

17h – Faça da Vida um Show

Roselei Luiz Angst e equipe – São Miguel do Oeste/SC

18h20 – Leitura da Carta da Marcha dos Vereadores e Vereadoras 2019

18h30 – Entrega de Homenagens Especias

18h40 – Entrega Troféu Destaque Nacional

19h – Sorteio por Adesão

Dia 26 de abril – Sexta- Feira

10h – Atividades na Praça das Bandeiras – Congresso Nacional

Concentração e Tribuna Livre no carro de Som / Bandeiraço dos Municípios / Encontro das Camisetas

11h – Encerramento e entrega dos certificados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here