O Chefe do Estado Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel PM Paulo Rogério de Carvalho Silva, com o objetivo de divulgar a sociedade  e até mesmo aos próprios integrantes da PM, o trabalho do Estado Maior, a partir de hoje, semanalmente veiculará uma matéria explicando sobre a atuação de suas seções, iniciando pela 1ª Seção do Estado Maior(PM-1).

O Estado-Maior é órgão de direção responsável perante o Comandante-Geral, pelo estudo, pelo planejamento, orientação, coordenação, fiscalização e controle de todas as atividades relacionadas à gestão administrativa da Polícia Militar, visando a eficácia da instituição no cumprimento de suas atribuições e também é órgão central do sistema de planejamento administrativo, programação e orçamento, elaborar diretrizes e ordens do Comando, com vistas a acionar as unidades de apoio e as de execução no cumprimento de suas missões.  Atribuições previstas na Lei Complementar nº 190, de 04 de abril de 2014.

A PM-1 tem a função de subsidiar o comando da instituição do ponto de vista técnico-jurídico e  administrativo, realiza estudo e acompanhamento da legislação da Corporação.

É chefiada pelo Tenente-Coronel Paulo César Cândido Gonçalves, que ingressou na instituição em 1989 como soldado, em 1990, concluiu o Curso de Formação de Sargentos e em 1991, ingressou no Curso de Formação de Oficiais por concurso público,  tendo realizado o CFO na Academia de Polícia Militar de Goiás. Atuou nas Unidade Operacionais em Campo Grande, Três Lagoas, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Bela Vista, Miranda, além de ter comandado o 7º Batalhão de Polícia Militar com sede em Aquidauana.

O tenente-coronel Cândido é bacharel em Direito e Pós-Graduado em Gestão de Segurança Pública, atuou na PM-1 de 2013 a 2016, retornando a Seção em março de 2017.

Atualmente, a 1ª Seção está desenvolvendo convênios com as Universidades Anhanguera Educacional em Campo Grande e Associação de Ensino e Cultura de MS em Três Lagoas referente a estágio e com  o Poder Judiciário sobre a aplicação de medidas alternativas de penas.

Também está desenvolvendo a atualização do Quadro de Distribuição de Efetivo(QDE) da PMMS, Criação da Diretoria de Vistoria Técnica, Mudança do Regulamento de Uniforme, Regulação dos Comandos de Policiamento de Área, Regulamento Geral da Corporação, Proposta de Alteração do Pagamento de Ajuda de Custo e Normatização do processo de licenciamento de praça sem estabilidade.

“Temos boas perspectivas para 2017, todos os projetos desenvolvidos são de suma importância para a corporação e quando efetivados, resultarão em uma enorme qualidade em nossa instituição”, ressaltou o Chefe da Seção, Tenente-Coronel Cândido.

Equipe da 1ª Seção do Estado Maior Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

A seção é composta por cinco policiais de alto gabarito, o Tenente-Coronel Cândido, chefe da Seção, que já foi citado e  o Major PM Nelson Hamilton da Silva, o Subtenente PM Eugenio Carlos dos Passos, o 1º Sargento PM Flávio Rogério Coelho Lobo e o Cb  PM Willian Caetano Góes, equipe responsável pelo desenvolvimento de todos os projetos citados e que resultarão em uma PMMS mais eficiente.

Caso alguém deseje maiores informações, favor entrar em contato pelo e-mail: pm1@pm.ms.gov.br e  telefone é 3318-4451.