“Papel não anda sozinho. Por isto temos ido a Brasília em busca de recursos para Corumbá. A despeito dos transtornos de deixar a família  deixar a cidade, temos conseguido bons resultados como nessa última viagem em que conseguimos a liberação de cerca de R$ 4,5 milhões para obras de drenagem em Corumbá”. A afirmação  partiu do prefeito corumbaense, Marcelo Iunes (PSDB), que esteve nesta semana na Capital Federal mantendo contatos com deputados e senadores e visitando órgãos da administração federal em busca de investimentos para o município que administra.

No Ministério das Cidades, Marcelo Iunes disse que tem mantido contato com as autoridades para inserir Corumbá no projeto “Avançar Cidades” que pode liberar recursos da ordem de R$ 256 milhões para serem aplicados em obras de drenagem, asfaltamento e colocação de lajotas de cerca de 80 quadras de ruas e avenidas da Cidade Branca. Ele disse que a viabilização desse projeto vai representar o atendimento a cerca de 50% da carência corumbaense em termos de obras de infraestrutura nessa área.

Ele também anunciou uma das notícias mais esperadas pela juventude corumbaense: a criação de um curso de Medicina no município por uma instituição de ensino superior privada. O prefeito Marcelo Iunes esclareceu que brigou muito junto ao governo federal para que o curso fosse criado no campus da UFMS, mas, recentemente, o presidente Michel Temer baixou norma proibindo a criação de novos cursos de Medicina em universidades públicas pelos próximos cinco anos.

A despeito de ser um curso privado, Marcelo Iunes considera uma grande vitória. “A partir desse novo curso vamos dar início na implantação de um polo universitário na cidade de Corumbá. São sete ou oito cursos na área de saúde. Além de Medicina, teremos Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, enfim, vários cursos superiores que poderão resultar em centenas de noivos acadêmicos na cidade”. Para Iunes, a ativação de polo universitário, por si só, traz importantes dividendos econômicos e culturais para o município.

O prefeito corumbaense também destacou o compromisso do governador Reinaldo Azambuja com a cidade e anunciou que nos próximos dias ele deverá visitar a Cidade Branca para assinar convênios importantes na área de saúde e que possibilitarão a reforma do hospital, do centro obstétrico, além da construção de 30 novos leitos hospitalares no município.

Ainda na parceria com o governo do Estado, Iunes anunciou obras de pavimentação asfáltica, assim como a assinatura de ordem de serviços para mais três obras a serem executadas pela municipalidade que é drenagem, pavimentação e a revitalização da Avenida Portocarrero, de ponta a ponta; as luminárias das avenidas Colombo e Cabral, com ciclovias e drenagem e pavimentação e revitalização  no conjunto Vitória Régia, no Bairro Cristo Redentor.

“Quando entrei na prefeitura disse que ia tirar tudo do papel e estamos fazendo. Estamos recolocando Corumbá nos trilhos sempre com o apoio imprescindível do nosso governador Reinaldo Azambuja, apoio da nossa Câmara Municipal e respaldo dos nossos representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional” finalizou.