PGR denuncia Romero Jucá na Operação Zelotes

0
1

Líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) foi acusado pela Procuradoria Geral da República (PGR) por crimes na Operação Zelotes, que apura fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), o tribunal de recursos da Receita Federal.

O inquérito corre em segredo de justiça e está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski, relator da Zelotes no Supremo. Caberá a ele notificar o acusado para apresentar resposta à denúncia e levar o inquérito para julgamento na segunda turma do STF, que decidirá se ele vira réu ou não.

A denúncia foi apresentada com base no resultado das investigações realizadas no ano passado. Em um desses inquéritos, Jucá é suspeito de participar de esquema de venda de emendas a medidas provisórias.

A Operação Zelotes foi deflagrada em março de 2015. Inicialmente, apurava o pagamento de propina a conselheiros do Carf para que multas aplicadas a empresas – entre bancos, montadoras e empreiteiras – fossem reduzidas ou anuladas.

Em outubro de 2015, a Zelotes também descobriu indícios de venda de Medidas Provisórias (MP) por políticos que prorrogavam incentivos fiscais a empresas do setor automotivo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here