Prêmio MuniCiência: Municípios de todo o Brasil têm até 08 de julho para inscrições

Para participar, o representante da Prefeitura deve acessar o site www.municiencia.cnm.org.br e realizar o cadastro

Prefeituras e gestores municipais de todo o Brasil interessados em participar do Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores devem fazer a inscrição até 8 de julho. Promovida desde 2015 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da União Europeia, a premiação chega em sua 3a edição com o objetivo de identificar e compartilhar iniciativas municipais transformadoras, com impacto positivo na sociedade.

Serão considerados inovadores os municípios que propõem novas práticas ou mudanças nas ações realizadas em qualquer setor, produzindo resultados positivos para a administração municipal e a sociedade. É necessário que a iniciativa esteja em fase de implementação no ato da inscrição.

Municípios, consórcios municipais e intermunicipais interessados devem ser filiados à CNM, podendo inscrever até dois projetos em formulários separados. É imprescindível consultar o edital e cumprir todos os prazos estabelecidos para concorrer ao prêmio.

Para participar, o representante da prefeitura deve acessar o site www.municiencia.cnm.org.br e realizar o cadastro (aqui). Neste campo serão solicitados os dados do Município. Mais detalhes do regulamento podem ser obtidos aqui. 

“Valorizar e compartilhar as boas práticas realizadas pelos Entes locais é um importante instrumento para fortalecer a capacidade dos Municípios de aperfeiçoarem a gestão por meio do conhecimento”, aponta o presidente da CNM, Glademir Aroldi.

 As próximas etapas

O resultado das inscrições homologadas será divulgado em 10 de julho e os projetos válidos serão analisados por uma Comissão de Especialistas e Técnicos da CNM. Depois, as 30 iniciativas classificadas passam pelo crivo do Conselho Político da Confederação.

Entre 12 de agosto e 02 de setembro de 2019 acontece a 2ª etapa do prêmio, na qual apenas 10 projetos seguem adiante para o voto popular na internet. O público terá de 07 de outubro de 2019 a 31 de março de 2020 para fazer a sua escolha.

Os gestores das cinco primeiras colocadas participarão de seminário internacional para troca de experiências. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

“O Prêmio MuniCiência permite descobrir iniciativas maravilhosas e com enorme potencial de serem replicadas. Para nós, é um orgulho participar deste projeto”, aponta o chefe de cooperação da delegação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel.

Em evidência

Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE) foram os destaques de 2017-2018. Os municípios apresentaram iniciativas para garantir acesso à água potável, inibir a evasão escolar, promover a arte e a cultura, agregar valor aos negócios da região e estimular a participação dos jovens na construção do currículo escolar.

Sobre o projeto UniverCidades – O prêmio faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, realizado pela CNM em parceria com a União Europeia. O projeto considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, realizou pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento que busca identificar arranjos e parcerias já existentes entre centros de ensino e pesquisa e Municípios. Para fomentar o diálogo entre centros de ensino e Municípios, realiza seminários regionais. O próximo Diálogo UniverCidades ocorre na Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa/MG, no dia 13 de junho de 2019.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here