LOBIVAR MATOS É TEMA DE ‘CHÁ ACADÊMICO’ DA ASL

O escritor Lobivar Matos, escritor corumbaense que ficou conhecido nacionalmente por obras como Areôtorare: poemas boróros (1935) e Sarobá (1936), é o tema do Chá Acadêmico da ASL, que será especialmente realizado numa edição especial amanhã, com palestra da profª  Susylene Araujo sobre o tema: “Lobivar Matos: um Areôtorare na Academia”. Um de nossos grandes autores regionais, Lobivar teve sua infância na região pantaneira e juventude repleta de atitudes fortes que marcam a sua linha literária autoral, principalmente pelo que pode ser visto em sua composição poética.

 O evento será na sede da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, na Rua 14 de Julho, 4635, nos Altos do São Francisco – em Campo Grande. A entrada é franca. A palestrante Susylene Dias de Araujo também é corumbaense. Nasceu em 1974, é graduada em Letras pela UFMS, tem mestrado em Letras pela UFMS e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Em 2009 organizou o livro “Areôtorare e Sarobá”, obras reunidas de Lobivar Matos, publicado pela Editora da UFMS. Atua como professora da UEMS. É orientadora na graduação e na pós-graduação em Letras com ênfase na linha de pesquisa em Historiografia Literária.

 O “Chá Acadêmico” será o primeiro do ano a ser realizado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, retomando sua programação mensal de atividades com essa atividade. A programação dos próximos “Chás” estará sendo devidamente divulgada ao longo de sua programação.

 A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é a mais alta entidade literária do estado e foi fundada em 30 de outubro de 1971. Com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da ABL, a instituição mantém ao longo da sua existência uma história marcante voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual.