Cientistas encontram planeta com sódio na atmosfera causando efeito sem nuvem

0
6

Achado em atmosfera do WASP-96b foi publicado na revista ‘Nature’ desta segunda-feira (7). Pesquisadores estudavam exoplanetas — aqueles localizados fora do nosso sistema solar.

O WASP-96b foi encontrado por uma equipe internacional de astrônomos. A característica do sódio na atmosfera do planeta impediria a formação das nuvens. Todos os detalhes da pesquisa foram publicados na prestigiada “Nature” nesta segunda-feira (7).

Os cientistas explicam que, assim como as impressões digitais de um indivíduo são únicas, os compostos de substâncias têm impressões que permitem a localização em outros planetas. Foi assim que eles chegaram ao sódio do WASP-96b.

Estudos realizados apontam que o sódio presente na atmosfera do WASP-96b tem uma “impressão digital” que impede a absorção do vapor de água, reação necessária para a formação de nuvens.

A reação é mediada pelo ar mais frio de altitudes mais altas. Grosso modo, nuvens são gotículas de água e de gelo que ficam grudadas nessas partículas.

“Ao observar todas as atmosferas dos exoplanetas, obteremos uma melhor compreensão sobre a formação das nuvens”, explica Jonathan Fortney, coautor do estudo, e professor da Universidade da Califórnia (EUA).

Os astrônomos conseguiram examinar a atmosfera do planeta quando ele passou passou na frente de estrela similar ao Sol. Essa passagem permitiu que os pesquisadores investigassem sua atmosfera.

Os cientistas explicam que o sódio é o sétimo elemento mais comum no universo. Na Terra, compostos de sódio como o sal dão à água do mar seu sabor salgado. Na vida animal, o sódio é conhecido por regular a atividade cardíaca e o metabolismo.

“O estudo do WASP-96b vai provavelmente nos proporcionar uma visão única para determinar a quantidade de outras moléculas, como a água e o dióxido de carbono”, disse Ernst de Mooji, coautor do estudo e pesquisador da Universidade da Cidade de Dublin (Irlanda).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here